Programa ‘Centro Integrado de Atenção Neuropsicomotor’ é lançado em São Gonçalo do Piauí

O prefeito de São Gonçalo do Piauí, Júnior Ribeiro, em parceria com as secretarias municipal de Saúde, Assistência Social e Educação, fez o lançamento, como Política Pública Municipal, do projeto CIAN – Centro Integrado de Atenção Neuropsicomotor. O evento foi realizado neste sábado (16) e teve como palestrantes Márcia Honório e Leila Rocha.

O projeto CIAN objetiva contribuir para a ampliação do acesso e a qualificação da atenção às pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo – TEA, TDAH, TOD e outros, com apoio à suas famílias e profissionais da educação.

O projeto está sendo orientado sob a perspectiva dos direitos humanos, incluindo preocupações relativas às condições de vida, ao tratamento e aos cuidados da saúde física, mental e educacional. Além disso, dispõe de um conjunto de ferramentas para a avaliação e a qualificação da rede de cuidados com apoio integrado da Gestão Municipal.

Participantes em foco: gestores educacionais, professores, enfermeiras, agentes de saúde, assistente social e equipe técnica do CRAS, psicólogo, terapêutica ocupacional, fonoaudiólogo e psicopedagogo. Farão atendimentos no programa: o neuropediatra Dr. Francisco Alencar; o psicólogo Dr. Giordano; a fonoaudióloga Dra. Emanuela; a Terapeuta Ocupacional Dra. Laíssa e a psicopedagoga Márcia Honório.

Na oportunidade, o prefeito Júnior Ribeiro ressaltou a importância do projeto para realidade do município de São Gonçalo. Pontuou algumas dificuldades que levou a sensibilizar-se para realização do projeto como: grande demanda, fila de espera muito demorada para atendimento, principalmente com o neuropediatra, soluções apenas paliativas com uso medicamentoso sem terapias, dificuldades de locomoção das famílias, e outros. Júnior Ribeiro também afirmou o seu compromisso com os são-gonçalenses, demonstrando sensibilidade, responsabilidade e coragem de encarrar os desafios.

O evento recebeu convidados que também apoiam o projeto, além do prefeito Júnior Ribeiro, participaram da solenidade os vereadores: Edinho, Lucas, Zé Faustino, Dr. Oziel; secretária municipal de Assistência Social, Lindinalva Ribeiro; secretária municipal de Saúde, Lia Ribeiro; secretária municipal de Educação, Lucileide Monteiro; Secretário de Esportes, Manoel Zuada; diretor de Agricultura Mazim; diretor da Pessoa com deficiência, Júnior Pires; e ainda o senhor Chico Mano; Chicô; Joaozinho do PP; Raimundo Brito; Cipriano e Cledenor.