Prefeitura de São Gonçalo do PI promove campanha educativa em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul

A prefeitura de São Gonçalo do Piauí, através da secretaria municipal de Saúde, realizou na tarde dessa quarta-feira (07), uma ação conjunta das campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento foi realizado na praça Deputado Alfredo Alfredo Nunes e abordou dois temas centrais, como: câncer de mama e de próstata, e contou com a presença do prefeito Júnior Ribeiro, secretária de Saúde Lia Ribeiro, secretária de Educação Professora Leidinha, secretário de Esportes Francisco Pires e vereadores Manoel Zuada e Isaquiel, entre outros. Dr. Pedro Gabriel e Dr. José Neto, médicos do PSF do município, foram os palestrantes.

Durante o evento foram oferecidos serviços como palestras, exame de mamografia, através do Centro de Diagnóstico Móvel, aferição de pressão arterial e glicemia, avaliação nutricional, orientação do auto-exame, avaliação da saúde bucal, encaminhamento de consultas, tenda da beleza, entre outros.

Dr. Pedro Gabriel falou sobre a campanha do Outubro Rosa, e chamou bastante atenção para a importância da busca pela prevenção do câncer de mama. Disse que a campanha visa estimular a participação da população no controle da doença e tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

Dr. José Neto falou sobre o Novembro Azul, e chamou a atenção dos homens acima de quarenta anos para a busca da prevenção do câncer de próstata, que é o segundo câncer mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele. De acordo com o médico, estudos mostram que de um em cada seis homens irá desenvolver o tipo da doença. Por fim, alertou a todos enfatizando sobre a importância da buscar pela prevenção, com exame do toque retal, de sangue e de ultrassonografia.