Medidas de prevenção à disseminação do coronavírus são realizadas em São Gonçalo do Piauí

A Prefeitura de São Gonçalo do Piauí, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando as medidas de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus no município. As ações incluem barreiras sanitárias, desinfecção de ruas e veículos que adentrem à cidade, avenidas, praças, logradouros públicos e locais com maior fluxo de pessoas, como lotéricas e estabelecimentos comerciais, dentre outros.

“O trabalho realizado em nosso município, tem sido fortalecido pelo apoio da população. As equipes de saúde tem sido incansáveis na luta e na conscientização das pessoas para que possamos vencer este vírus. As barreiras tem sido uma importante ação em nosso município, por que nelas, educamos, fazemos desinfecção de veículos, controlamos o fluxo de pessoas de outros municípios e, acima de tudo, protegemos nosso povo”, destacou o prefeito Júnior Ribeiro.

De acordo com as informações repassadas pela Secretaria de Saúde do município, existem duas barreiras sanitárias, que estão em locais de acesso à entrada do município: a primeira fica localizada na rodovia que liga o município à BR-343, na qual geralmente trafegam pessoas provenientes de Santo Antônio dos Milagres, Angical, e outras localidades; a segunda barreira fica localizada no “Engenho Velho”, onde transitam com mais frequência as pessoas que chegam de São Pedro e outros municípios. Nas duas barreiras é feito de trabalho de orientação sobre a forma correta de prevenção e também o trabalho de pulverização de veículos antes que estes entrem no município.

As barreiras sanitárias funcionam todos os dias da semana, no horários das 8h às 18h, e contam com o apoio dos trabalhadores da vigilância sanitária, Polícia Militar, técnicos de enfermagem, dentre outros profissionais. Ainda no âmbito das ações preventivas, está o mapeamento de pessoas recém-chegadas ao município, principalmente daquelas que têm o intuito de lá se hospedarem. A partir deste mapeamento, o objetivo é orientar esses cidadãos sobre as ações individuais de prevenção ao novo coronavírus. A orientação é para que estas pessoas fiquem em quarentena, e caso tenham algum sintoma da covid-19 procurem o serviço de saúde na Unidade Básica de Saúde Vitória Alencar durante a semana, e aos fins de semana e feriados são orientados a recorrerem ao hospital que conta com uma equipe especializada.

“Com todas essas ações por parte da nossa gestão, pedimos ainda que a população ajude nossas equipes a manter o isolamento social e os protocolos de atendimento. Estamos firmes na proteção da comunidade, dos idosos, das crianças, de homens e mulheres, enfim, das famílias de nossa querida cidade. Faça a sua parte, fique em casa, use máscara e acima de tudo, tenhamos fé que tudo isso irá passar logo”, disse a secretária de Saúde, Lia Ribeiro.

(*) fonte canal 121