Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional

Tendo como tema central “Comida de Verdade no campo e na cidade”, aconteceu em São Gonçalo do Piauí, Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, na sede do CRAS da cidade.

Durante todo o dia, os participantes se envolveram em atividades programadas com o intuito de ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da soberania alimentar – garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada –, bem como assegurar a participação social e a gestão intersetorial nas políticas de Segurança Alimentar. Na oportunidade, foram debatidos assuntos pertinentes, a exemplo dos temas das palestras: “Crise Hídrica” e “Obesidade Infantil” .

Outro momento de diálogo, foram os grupos de discussões divididos em três eixos temáticos: Comida de verdade – avanços e obstáculos para a conquista de uma alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar; dinâmicas em curso, escolhas estratégicas e alcances da política pública; e fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

‘Força de vontade política e da sociedade’ – o prefeito Vaqueiro, destacou a importância de se discutir ações para combater a fome. “Não é de hoje que os governos municipal, estadual e federal vêm elaborando políticas públicas que atuem no combate da fome e da miséria, a partir da questão alimentar e nutricional. Os esforços do Governo Municipal serão sempre no sentido de contribuir para essa melhoria”, afirmou.

Para a secretária municipal de assistência social, Zefinha, o município tem dado saltos qualitativos no sentindo de melhorar e ampliar as políticas sociais. “Já está sendo discutida uma Lei Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional mais moderna, para garantir, ainda mais melhorias nas ações. Outro ponto fundamental é a parceria mantida entre as secretarias municipais, na qual se faz possível a construção de várias políticas importantes para a assistência social”, disse.

Durante o evento, o coordenador municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, lembrou aos presentes a importância de Administração Municipal e sociedade caminharem juntos para reforçar tais conquistas. “Esse é um espaço participativo, característica do Governo Municipal, onde é possível, em conjunto, discutir temas atuais e necessários sobre a questão alimentar. Dessa maneira, as iniciativas são mais concretas e atende, de maneira prioritária, demanda por demanda”, concluiu.

materia -06-06 (7) materia -06-06 (8) materia -06-06 (9) materia -06-06 (10) materia -06-06 (11)